
Ideia Verde
Saiba quais são as espécies propicias para cultivar em novembro

Você sabia que o mês de novembro é o mais apropriado para a plantação? Por ser um mês marcado pelas chuvas e a primavera estar em alta, o cultivo de hortaliças, legumes e frutas estão com a maior chance de prosperar neste período. Contudo, lembre-se de aproveitar este momento para cuidar bem do solo para receber o verão no próximo mês e manter sua colheita em perfeito estado.
Em todas as regiões do Brasil, há uma variedade de alimentos que podem ser plantados durante novembro, como abóbora, abobrinha, alface, cebolinha, coentro, couve-manteiga, espinafre, feijão-vagem, manjericão, repolho, rúcula e salsa.
Em especial às regiões Sul e Sudeste, pode-se estar apostando em outras opções para complementar a sua colheita, como chicória, couve-brócolis, maxixe, melancia, melão, rabanete, pepino, pimenta caiena, pimentão e quiabo.
Mas, a lista não para por aqui. Separamos uma seleção de frutas, legumes, verduras e flores que também possui uma boa safra para você aderir em sua plantação, confira:
Frutas
Acerola, Grapefruit, Jaca, Manga (nas espécies Haden, Tommy e Palmer) e Pitanga.
Legumes
Abobrinha italiana, Berinjela,Beterraba, Cenoura, Tomate (nas espécies caqui, cereja, carmem e sweet grape) e Vagem.
Verduras
Alface lisa, Couve Bruxelas, Louro, Mostarda e Orégano.
Flores
Dalia, Dracena, Helicônia, Hortênsia e Tulipa.
O cuidado com a plantação é um ponto muito importante e que faz toda a diferença na hora do cultivo. Como dito anteriormente, em novembro nos aproveitamos para cuidar do solo e prepará-lo para o verão, neste caso, ocorre a consorciação de culturas, que nada mais é do que o aproveitamento de um mesmo solo por uma ou mais cultura na mesma época.
A técnica de plantio é ideal para evitar a erosão do solo e a disseminação de plantas espontâneas, além de aumentar a biodiversidade e evitar o ataque de pragas na colheita.
Gostou da nossa lista e dicas? Quais plantas você gostaria de cultivar em sua plantação? Deixe nos comentários e compartilhe este texto com os amigos!