• Ideia Verde

Bouganville - Flor brasileira ícone mundial da primavera




Reconhecida pela explosão de cores, a bounganville, também chamada como primavera ou buganvília, é uma espécie nativa do Brasil que apresenta uma variação de tonalidades localizada em suas folhas em branco, laranja quase avermelhadas e a mais famosa dentre elas, a rosa.


O responsável pela descoberta da planta foi Louis Antonie Bouganville durante uma embarcação francesa ao Brasil ao mando de Luís XV, em meados de 1790. O arbusto conquistou o francês que decidiu cultivar a espécie por todo o continente europeu, e consequentemente pelo mundo.


A flor típica da região Nordeste, recebe um apelido diferente em cada região do país, sendo nomeada como pataguinha, flor-de-papel e ceboleiro. Mesmo trazendo em seu nome uma referência a estação mais florada do ano e esbanjando sua beleza nos meses mais quentes, a primavera tem se modificado e se adaptado a ambientes mais frios, se tornando comum encontrá-la durante o outono e inverno.


Além disso, a trepadeira pode alcançar até 5 metros de altura, se tornando versátil no paisagismo, usada como cerca viva para cobrir muros, garagens e em caramanchão. Outra opção é utilizá-la em versão miniatura para cultivá-la dentro de casa ou em apartamento como bonsai.


Uma das características mais peculiares do gênero é o colorido que não vem das flores, mas sim das brácteas, folhas modificadas que envolvem a verdadeira flor e visa à atração de polinizadores. Devido esta curiosidade, costumam ser confundidas como pétalas, no entanto, as verdadeiras pétalas são em amarelo-esbranquiçadas que possui menos de 1 centímetro.


A primavera não possui sementes, sendo cultiva apenas por estacas que podem ser encontradas em floriculturas. Este gênero apresenta maior desenvolvimento quando plantada em ambientes com grande luminosidade solar praticamente durante o dia todo, não exigindo demais cuidados.


A primavera é considerada por alguns autores como arbusto e por outros como trepadeira, visto que ela pode ser usada das 2 formas no paisagismo.


Categoria: ArbustosArbustos TropicaisTrepadeiras


Gostou de conhecer a história da bouganville? Quer mais dicas de como cultivá-la? Deixe seu comentário abaixo.

 comercial@ideiaverdepaisagismo.com.br

                             R. Passo da Pátria, 62  Bela Aliança - Zona Oeste - São Paulo - SP 

 (11) 99153-3552