• Ideia Verde

5 maneiras de utilizar o pergolado com paisagismo


A estrutura de madeira ou metal utilizada em áreas externas e internas, o pergolado, é uma maneira criativa para inovar o ambiente e permitir com que se receba maior luz natural e, ao mesmo tempo, amenize o calor. Além disso, a estrutura possui uma grande possibilidade de criação, podendo ser utilizada de forma versátil ao proporcionar funcionalidade e estética ao local.

O pergolado também pode ser utilizado dentro do contexto de paisagismo, ao ser indicado para sustentar espécies pendentes. Com isto, listamos 5 maneiras para que você possa se inspirar.


Confira:


Jardim suspenso:

O pergolado pode servir como um facilitador ao criar um jardim suspenso. Inserir as espécies pendentes entre as colunas e cobertura vazadas irá dar um toque naturalista ao espaço.


Minimalista:

A fim de proporcionar um contexto moderno, o pergolado pode ser utilizado como um teto vazado ao ambiente, seja externo ou interno, para deixar o local mais arejado. Como forma de reproduzir uma coluna, pode-se inserir vasos de plantas ou até mesmo espécies pendentes no início da estrutura até o chão.


Áreas internas:

Como dito acima, o pergolado pode ser utilizado em ambientes internos em forma de um teto vazado. Você pode apostar em inseri-lo em cômodos como o banheiro, no corredor ou em jardins de inverno para que a casa tenha maior incidência de luz solar.


Áreas externas:

Em piscinas, como espaço de descanso e relaxamento. No quintal, como área gourmet. O pergolado pode servir como um “cômodo” a mais nas áreas externas, trazendo a comodidade e frescor aos dias quentes.


Garagem:

Utilizar a estrutura de madeira com uma vasta diversidade de plantas em frente a garagem pode dar um toque especial na entrada de casa, além de ser capaz de proteger a entrada direta dos raios solares.


O pergolado é uma grande aposta para este ano e promete estar presente em diversos projetos de paisagismo e arquitetura. Vocês gostaram do novo conceito?


Deixe nos comentários e compartilhe este artigo com seus amigos.