• Ideia Verde

10 culturas para sua horta em casa que podem ser plantadas o ano todo

Aqui no blog da Ideia Verde, você já conferiu algumas dicas para o cultivo de hortaliças em casa e ficou sabendo também quais temperos e ervas são fáceis de se lidar quando se é iniciante na jardinagem. O post de hoje é um guia prático e fácil de culturas que podem ser criadas durante o ano todo. Pensamos nesse tema também por motivos que já destacamos em postagens anteriores – o contato com a natureza e o cultivo de hortaliças ajuda em muito o enfrentamento de dias tão estressantes como esses de isolamento. Todos merecem essa oportunidade e, aqui, nossas soluções em paisagismo pretendem atingir todos os públicos!


A lista está separada em mudinhas que precisam do processo de transplante – ou seja, serem germinadas antes do lugar definitivo que ocuparão – e culturas que dispensam o protocolo. Confira abaixo as informações cruciais sobre cada uma, escolhidas para você planejar tudo no jardim, e não se preocupe com a época do ano para começar!

Culturas transplantadas


Alface: repleto de vitaminas A e C e sais minerais essenciais à saúde do coração, essa hortaliça demora 6 dias para germinar e aproximadamente 70 dias para a primeira colheita. Com 1 grama de semente, você planta um pé de 2 m²!


Agrião: também riquíssimo em vitaminas, como A, C e K, ele demora 7 dias na germinação e é colhido em até 60 dias após a plantação definitiva. Utilizando 1 grama de semente, o pé obtido após essa espera de 2 meses vai ter 3 m².


Brócolis: fonte de cálcio e proteínas, essa cultura germina em 8 dias e é colhida 3 meses após o transplante. 1 grama de semente vai gerar um pé de 1 m².


Repolho: é uma solução baratíssima para saladas e muito saudável, pois é rico em cálcio, fósforo e ferro. Assim como o brócolis, demora 8 dias na germinação. A colheita é um pouco mais demorada que as demais culturas: são aproximadamente 4 meses de espera. 1 grama de semente gera 2 m² de área plantada.


Couve-flor: fonte de vitaminas do complexo B, para o seu cultivo valem as regras do repolho: 8 dias de germinação e 120 dias para a primeira colheita. 1 m² de plantio é gerado a partir de 1 grama de semente.


Culturas definitivas


Beterraba: escolha ótima para reduzir a pressão arterial e fortalecer o sistema imune. Ela é colhida em até 90 dias e 1 grama rende 2m² de área plantada.


Cenoura: essa dispensa apresentações, né? Riquíssima em vitaminas e essencial para funções vitais do corpo, a colheita é feita em até 90 dias e 1 grama vai te render 3m² de área plantada


Espinafre: com ele, é oito ou oitenta: há os que amam e tem gente que não suporta. Assim, se você não revirou o olho na hora que leu, com certeza vai amar essa dica: ele é mais uma colheita feita em 3 meses depois do plantio e 1 grama rende 1m² de área plantada.


Mostarda: já pensou ter uma plantação desse tempero maravilhoso em casa? Ela não precisa do transplante e é colhida em 70 dias depois do cultivo. 1 grama de semente vai te render 40m² de área plantada - atenção nas proporções!


Nabo: mais um tempero muito legal de se cultivar em casa. 1 grama de semente vai proporcionar 10m² de área plantada após uma espera de 70 dias.